Artrose do ombro

A artrose é a degeneração ou desgaste da cartilagem de qualquer articulação. A articulação do ombro é recoberta por uma cartilagem que proporciona os movimentos amplos e sem dor, quando íntegra. Existe dentro da articulação um líquido sinovial que lubrifica a articulação permitindo que estes movimentos sejam livres de atrito.
Quando ocorre lesão na cartilagem levando a irregularidades, os movimentos passam a ser limitados pela dor e pelo atrito, causando grande limitação para vida diária e prejudicando até o simples ato de dormir, mesmo até sem movimentos do ombro. Isso ocorre pelo processo inflamatório-degenerativo que se instala.
Várias são as causas da artrose: doenças reumáticas, necrose óssea, após fraturas e/ou luxações do ombro, decorrente de lesão de manguito rotador/bursite não tratadas, além do próprio envelhecimento das pessoas. 
 

Tratamento para a artrose do ombro
O tratamento da artrose deve ser individualizado para cada paciente. A evolução da artrose pode ser de forma lenta ou rápida, dependendo da sua causa básica.
Tratamento fisioterápico é utilizado para reduzir a dor e fortalecer a musculatura do ombro, o que o estabiliza, quando possível, melhorando a movimentação.
Mas às vezes a evolução não é bloqueada apenas com fisioterapia, sendo necessários uso de anti-inflamatórios (que devem ser usados com cautela ante seus efeitos colaterais), uso de protetores de cartilagem (colágeno, glicosamina/condroitina, ácido hialurônico) que podem retardar a piora e diminuir a dor e a inflamação.
Ácido hialurônico injetável por infiltração também pode melhorar a viscoelasticidade da articulação acometida proporcionando redução dos sintomas da artrose do ombro. 
 

Cirurgia para artrose de ombro
Sendo grave a artrose e sem melhora com o tratamento acima exposto, a cirurgia pode ser indicada. A prótese do ombro é a tratamento que pode apresentar os melhores resultados para a artrose avançada e sintomática. 
Modernamente é possível uma movimentação funcional adequada do ombro sem dor (ou pouca dor) através artroplastia. Este tipo de cirurgia apresenta possibilidade de complicações e deve ser individualizada e consentida por cada paciente.

Logotipo do WhatsApp